Bancadas em porcelanato, mármore ou granito.

Quando estamos reformando ou construindo existem muitas decisões a serem tomadas, não é mesmo? Quando o assunto é banheiro ou a cozinha uma dessas escolhas é o que escolher para as bancadas da pia e de apoio. Com a infinidade de materiais e texturas que o mercado oferece para os acabamentos, é comum surgir a duvida entre qual material é melhor, granito, mármore, quartzo ou porcelanato e por isso, vamos explicar a diferença de cada um, para que você possa escolher o melhor material para a sua necessidade.

O mármore e o granito são os materiais mais clássicos e mais usados para as bancadas. A principal diferença entre essas duas pedras naturais, está na porosidade e resistência. O mármore é mais poroso e mais “mole”, sendo assim, ele é considerado menos resistente a  quebra e manchas por isso ao aplicar o mármore em sua bancada é importante cuidar com a temperatura de panelas e líquidos que possam manchar. Já o granito, é menos poroso e muito mais resistente a agentes físicos, como temperatura, umidade e pressão, e também agentes químicos como materiais de limpeza e gordura.

O quartzo também é um material muito utilizado em bancadas, originário de uma pedra natural, acrescenta-se a ele pequenas quantidades de vidro ou partículas metálicas para gerar maior variedade a essa pedra. A vantagem desse material é que ele não é poroso, por isso mais resistente a manchas e possui uma variedade de opção de cores e estampas. Porém, como esse material é composto por uma resina, evite colocar panelas quentes diretamente sobre ele.

 

E para finalizar temos as bancadas em porcelanato, que hoje com a tecnologia e a variedade de impressões podem ser utilizados em vários formatos. Os porcelanatos têm a vantagem de não manchar e não riscar com facilidade, além disso, caíram no gosto dos arquitetos e design em varias aplicações. Um cuidado na hora de escolher esse material é atenção no tipo de acabamento do porcelanato, alguns podem não ser indicados para esse uso, e a paginação da hora de fazer a sua bancada, porcelanatos maiores reduzem os recortes e deixam a bancada mais bonita.