DICAS PARA ESCOLHER O TERRENO IDEAL

Uma construção inicia pela escolha do terreno ideal para implantação da sua casa ou negócio. Muitas pessoas não sabem, mas profissionais arquitetos são capacitados para orienta-los em questões importantes a serem consideradas antes da compra de um lote. A localização é primordial? A vista? A inclinação do terreno? Apesar de ter várias dessas respostas definidas, e a casa ideal já estar formada na sua cabeça, é importante ser flexível para que consiga aproveitar grandes oportunidades que podem aparecer na hora de escolher o seu terreno. E é nessa hora que a assessoria de um profissional, pode ser o diferencial, pois ele pode apresentar para você os pontos positivos e negativos, balanceando todos os aspectos para que se consiga o resultado ideal.

Aspectos importantes a serem considerados na hora da compra de um terreno:

1 – Insolação: na hora de projetar uma casa ou comércio é essencial definir a insolação do terreno para assim poder direcionar os ambientes de forma mais favorável. O norte representa a fachada que receberá maior incidência solar, porém é a com maior facilidade de controlar a entrada de luz, com beiral e aletas altas. O leste é o sol da manhã, ideal para abertura dos quartos. O oeste, sol da tarde, entretanto é o mais temível, pois pode ofuscar e trazer calor ao ambiente. O sul é interessante para grandes aberturas, pois pega pouco sol e calor.

2 – Zoneamento: parte do plano diretor de qualquer cidade, o zoneamento diz muito sobre o terreno. Ele divide a cidade em áreas nas quais a regras de construção são diferentes entre si. Com isso, temos bairros com diferentes taxas de ocupação, alturas de construção, áreas permeáveis ou se pode ou não ter comércio, entre outras definições muito importantes na hora de construir e que você deve ficar atento antes da compra.

3 – Declividade: muitas pessoas tem receio de adquirir terrenos com grandes desníveis, porem esses terrenos geralmente possuem custo inferior mostrando-se excelentes oportunidades de negociação. Terrenos íngremes nem sempre exigem aterramento ou cortes muito grandes, um bom projeto arquitetônico consegue superar esses problemas e criar espaços incríveis aproveitando das oportunidades que o terreno proporciona. Grandes movimentações de terra são sempre indesejáveis, entretanto alguma terá que ser feita, mas não e preocupe e confio no arquiteto e na sua equipe, nós estamos preparados para vencer esses obstáculos e criar variadas soluções. 

 

4 – Árvores: a vegetação existente no terreno tem que ser verificada, pois nem todas podem ser retiradas, dependem da legislação, e isso vale também para as calçadas, não se pode cortar ou plantar arvores nas calçadas sem comunicar a prefeitura. Mas a solução para um arvore no terreno não precisa ser retirar, algumas podem ser incorporadas no projeto arquitetônico e criar um ambiente muito mais valorizado e interessante.