Tapetes!

O tapete é uma parte fundamental para ambientação de um ambiente seja ele comercial ou residencial. Consegue marcar visualmente os espaços com diferentes funções, setoriza sem a necessidade de paredes, cria um clima aconchegante e humaniza os espaços.  Porém, deve-se tomar alguns cuidados na hora de escolher o tapete ideal para cada lugar, com isso separamos algumas dicas importantes.

Primeiro deve-se prestar atenção no tamanho do tapete, pois ele pode tanto proporcionar a sensação de ampliação quanto de diminuição dos espaços. Em uma sala em que todos os móveis estão em cima do tapete, a sensação é que o ambiente é maior, entretanto tapetes pequenos e estofados grandes dão a impressão que o cômodo é menor. Outro ponto em deve-se preocupar é como os móveis estarão dispostos em cima do tapete, devendo estar no mínimo 20cm para dentro do tapete. No caso das poltronas recomenda-se deixa-las por inteiro dentro do tapete, assim como, nas cadeiras da sala de jantar.

Outro detalhe é a coerência entre os tapetes, eles não devem ser todos iguais pela casa, porém devem conversar os estilos. Assim como os quadros, os vasos, os tapetes são itens de decoração e ao contrário dos primeiros, a área que ele ocupa é grande, então a convivência com os tapetes também é grande, por isso a importância em saber escolhe-los.

A sobreposição de tapetes em salas, escritórios e quartos está em alta, podendo misturar tons sobre tons, cores, liso com geométrico ou estampado e diferentes tecidos. Tapetes são bem vindos em banheiros e cozinhas em forma de passadeira. Para esses ambientes, indicam-se tapetes mais finos, para que as pessoas não corram o risco de tropeçar.

 

Além de acrescentar a decoração de um ambiente, os tapetes são funcionais. Ele pode ser utilizado como isolante térmico nos dias frios, pode reduzir os ruídos para o andar de baixo em caso de apartamentos e ajuda a esconder as pequenas imperfeições do piso.